Dr Aonio apresenta o aparelho bucal emagrecedor no 'Programa do Gugu'
Rede Record de Televisão - 24/02/2013

Veja abaixo a entrevista dada  ao Gugu, apresentador da Rede Record de Televisão, onde o Dr. Aonio apresenta a placa bariatrica:

  A Placa Oral que Ajuda a Emagrecer

Segundo a Organização Mundial da Saúde a obesidade é um dos dez principais problemas de saúde pública mundial. Segundo dados do IBGE no Brasil, mais da metade da população adulta está fora do peso adequado, um quinto dos adolescentes e uma a cada três crianças com idade entre cinco e nove anos também estão acima do peso.O problema não é apenas o que comemos, mas também a maneira que nós comemos. Estudos demonstraram uma correlação entre comer devagar e comer menos. O mecanismo de regulação da fome (resposta da saciedade: o seu estômago  manda a mensagem para o seu cérebro dizendo que esta repleto de alimentos) funciona após 15 a 20 minutos da primeira abocanhada. Durante essa fase, é essencial maneirar a quantidade de garfadas levadas a boca e mastigar o maior número de vezes o alimento.

 A Placa que ajuda a emagrecer ou Dispositivo Intrabucal Bariátrico, surgiu nos Estados Unidos com o nome de DDS System e tem sido objeto de pesquisas em institutos como a Universidade de Wageningem (Holanda), o Pennington Biomedical Research e a Louisiana State Unversity( EUA), que comprovam, que o aparelho reduz cerca de 23% a ingestão de alimentos, o que significa 533 calorias a menos por refeição.

  É um aparelho oral  de resina acrílica, personalizado de acordo com as características anatômicas e funcionais da boca da pessoa. O dispositivo se encaixa no céu da boca como os aparelhos utilizados em ortodontia não aparecendo aos olhos do observador. E deve ser colocado 15 minutos antes da refeição. Ele diminui de forma estudada para cada caso, o volume interno da boca, obrigando o usuário a mastigar mais vezes o alimento antes de engoli-lo.

O aparelho trabalha na modificação do comportamento e obriga a pessoa à se alimentar com pequenas porções de cada vez e portanto, comer menos. O intuito deste tratamento é fazer com que essa forma de se alimentar se torne um hábito natural.
Este dispositivo foi criado  por uma mulher norte americana com tórus palatino (crescimento ósseo no céu da boca que diminui o espaço interno da boca) e que, basicamente imita sua condição. Ela observou durante as refeições em companhia do seu marido; enquanto ela tinha que mastigar as porções de alimento que tinha levado a boca por 25 vezes antes de engolir, seu marido fazia isto em apenas 5 mastigações. O resultado desta diferença foi que, com o passar dos anos, ele se tornou obeso enquanto ela permaneceu esbelta e elegante. No geral as pessoas que tem tórus palatino são magras durante toda a sua vida.

Os cirurgiões dentistas que fazem este tipo de aparelho normalmente trabalham em conjunto com médicos endocrinologistas e nutricionistas visando a efetividade do tratamento.

Aonio Genicolo Vieira