Ainda na barriga da mamãe é possível evitar
Na verdade, os cuidados para se ter uma dentição perfeita começam mais cedo do que se imagina. antes mesmo de a criança nascer, é a mãe quem precisa se cuidar.
O Prof. Dr. Aonio Genicolo Vieira, aconselha que, se possível antes de engravidar, a mulher vá ao dentista e faça um chekup completo em sua boca. isso evitará que ela necessite tratar os dentes durante a gravide,já que se sabe que se expor à radiação do r.x., não é bom para o feto.
Para auxiliar na formação de uma dentição perfeita, a mãe deve ter uma alimentação balanceada( evitando o excesso de açucar e alimentos àcidos ). O Dr. Aonio Genicolo Vieira, desfaz o velho mito; “como tenho dentes fortes, meu filho também vai ter “o que é herdado dos pais ,segundo ele, não é o tipo de dentição, fraca ou forte, e sim os hábitos alimentares .estes sim irão influenciar muito na formação de dentes saudáveis ou não.
já os cuidados com a dentição do bebê devem começar assim que o primeiro dente der sinal de estar a caminho..”è um erro comum os pais acharem que, só porque ele é dente de leite e vai cair , não precisa de cuidados. um dente cariado ou torto pode acarretar, além de malformação da dentição definitiva, problemas na fala a na saúde da criança”
Dr. Aonio Genicolo Vieira, explica que, em geral o primeiro dente não apresenta problemas, mas que é preciso limpá-lo para evitar a formação da placa bacteriana. “a higiene desde cedo è fundamental, pois estatísticas demonstram que , no brasil, aproximadamente 10% das crianças de 1 ano já apresentam cáries.
Dr. Aonio Genicolo Vieira, conclui que isso é resultado principalmente , da falta de escovação ou do mau uso da escova.