Orientações que o Prof. D. Aonio dá aos pais sobre amamentação

Orientações que o Prof. D. Aonio dá aos pais sobre amamentação

A Concientização dos Pais ou do Responsável, é fundamental para a prevenção de problemas bucais, como maloclusão. Abaixo algumas das medidas preventivas consideradas importantes por odontopediatras e ortodontistas.

Amamentação

A primeira medida é convencer a mãe a amamentar. Segundo os especialistas, as benesses da amamentação para a criança são muitas como ação imunizante, estímulo do desenvolvimento mental e equilíbrio emocional, além de refletir na fala, respiração e dentição da criança. O movimento que o bebê faz para amamentar possibilita que ele faça um exercício físico importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Quando se alimenta só pela mamadeira, a criança tem o movimento bastante reduzido, prejudicando o seu desenvolvimento crânio-facial. Quanto às chupetas, devem ser comprovadamente ortodônticas

Alimentação

A alimentação deve ser, já aos dois anos quando se tem a dentição completa, seca, dura, fibrosa e consistente. Deve-se evitar a alimentação tipo fast-food que geralmente é de alimentos muito macios e não estimulam a mastigação.

Higiene Bucal

As cáries provocam dor na criança ao mastigar. Não mastigando, não se faz o exercício de estímulo, o que pode levar à maloclusão. Por isso, a higiene bucal deve ser reforçada na orientação aos pais. Eles devem ficar mais atentos ainda se a criança estiver utilizando aparelhos bucais.

Deixe um comentário