Sorria com Saúde

Livro sorria com Saúde

Sorria com Saúde
Prof. Dr. Aonio Vieira

Sorrir faz muito bem! O sorriso é o seu cartão de visitas! Ele abre portas para relacionamentos, entrevistas e realização de negócios; transforma e aproxima corações e pessoas. É bonito a quem o recebe e faz bem a que o dá.

Sorrir alegra ambientes, ilumina o seu dia e o de todos que convivem com você. Além do mais, o sorriso é maravilhoso para a saúde pois libera endorfinas que ajudam você a evitar câncer, infarto, depressão e faz bem a pressão arterial, diminuindo o risco de derrame e acidente cerebral A.V.C. E não é só isso, a boca é a porta de entrada da saúde.

Todos esses fatores têm influência direta na auto-estima do indivíduo. Por isso escrevi o livro Sorria com Saúde, que acaba de ser lançado pela Editora Novo Século.

Sorria com Saúde é um guia que ajudará você a manter sua saúde bucal, além de revelar os inúmeros tratamentos disponíveis na Odontologia para melhorar o seu sorriso.

Neste artigo vou revelar algumas dicas de extrema importância para garantir a saúde de sua boca:

  1. Ao acordar, use um limpador de língua (vendido em todas as farmácias e drogarias). A saburra que fica na língua é uma das maiores causadoras do mau hálito, por conter bactérias sulfonadas que dão o odor desagradável do enxofre.
  2. Após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) faça sua higiene bucal como fio ou fita dental e a escova de dente. Se você tiver problemas gengivais ou usar prótese fixa, utilize também a escova interproximal (para a limpeza entre os dentes e/ou embaixo da prótese) e a escova de tufo.
  3. Não se alimente com açucares e carboidratos (bolachas, pães...) entre as refeições principais, dê preferência a frutas não muito ácidas (banana, pêra, maçã...) e use adoçante para as bebidas.
  4. Beba bastante água durante o dia, pois ela ajuda a formar saliva que é o lubrificante natural dos músculos da boca (língua, bochechas), contém enzimas da digestão e um anti-séptico natural que controla o número de bactérias na boca.

Como usar o fio dental

Os dentes têm 5 lados e a escova de dente limpa apenas três deles: frente, em cima e atrás. Por isso a importância do fio dental que limpa a lateral dos dentes.

Passo a passo...

Dê uma volta nos dedos indicadores, os dedos polegar e o médio servem para direcionar o fio. O fio tem que entrar entre os dentes formando um ângulo reto de 90º, leve o fio até o sulco gengival, abrace o dente e com movimentos de vai-vêm e retire o fio.

Como usar a escova de dentes

  1. As cerdas da escova duram em média 45 dias. De preferência àquelas que tenham cabeça pequena com cerdas ultramacias.
  2. Coloque a borda lateral das cerdas da escova no sulco gengival formando um ângulo de 45º com os dentes.
  3. Faça um movimento como se estivesse varrendo o dente jogando a sujeira para fora pelo menos 3x em cada região.
  4. Coloque de novo as cerdas da escova no sulco gengival sem pressão, e massageie as gengivas pelo menos 3 x em cada região, isto evitará a formação de tártaro entre as gengivas e o dente.

Para quem tem problemas periodontais (gengiva)

A formação de tártaro depende muito de cada organismo, uma coisa é certa! Se você se dedicar mesmo, a formação dele será mínima. Além da escova convencional você deverá comprar:

  • escova interdental - para ser usada entre os dentes na região da gengiva, coloque primeiro de fora para dentro contra os dentes e depois de dentro para fora após as refeições principais.
  • escova bitufo - para ser usada na região do sulco gengival pelo lado de fora e pelo lado de dentro, como se você estivesse limpando a cutícula da sua unha.

Para quem usa prótese fixa

A limpeza embaixo dos dentes da prótese fixa deve ser feita com:

  1. Passa Fio Dental- é uma agulha de plástico que serve para passar o fio embaixo da ponte.
  2. Escova Interdental- que deve ser usada com creme dental após o uso do passa fio, primeiro de fora para dentro, depois de dentro para fora.

Alimentos cariogênicos - os vilões da cárie

Os alimentos chamados cariogênicos são os principais causadores da cárie. Mas o que são alimentos cariogênicos e quais são eles?

Alimentos cariogênicos são aqueles que contêm açúcar na sua composição e, quanto mais refinado o açúcar, maior será o efeito cariogênico dele.

A exposição da boca a esses alimentos são as fundamentais causas da permanência e lesões das cáries aos nossos dentes.

Veja, a seguir, algumas importantes dicas sobre esses alimentos para manter a saúde bucal:

Dica 1
Alimentos como balas, drops, pastilhas, bombons, gomas de mascar, quebra queixo, pastilhas medicinais e xaropes para tosse devem ser totalmente eliminados da dieta de quem quer ter dentes saudáveis e livres das cáries.

Vale lembrar que as pastilhas medicinais e os xaropes para tosse só devem ser consumidos quando forem totalmente indispensáveis.

Dica 2
Devemos reduzir o consumo de geléias, bolos, tortas, mel, chocolates, biscoitos doces e salgados, pão doce, pipocas doce, cereais açucarados, sorvetes, marshmallow, achocolatados, açúcares refinado, cristalizado ou mascavo. Quando esse tipo de alimento for consumido deve-se higienizar a boca imediatamente após a ingestão. Aliás, essa dica vale também para o consumo de refrigerantes, limonada, café ou chá com açúcar, sucos em pó, sucos naturais com açúcar, água com açúcar.

Quando esse tipo de alimento for consumido deve-se higienizar a boca imediatamente após a ingestão. Aliás, essa dica vale também para o consumo de refrigerantes, limonada, café ou chá com açúcar, sucos em pó, sucos naturais com açúcar, água com açúcar.

Dica 3
Se sentir uma necessidade grande de comer doce, prefira frutas secas.

Elas só são prejudiciais para os dentes altamente sensíveis à cárie. Neste caso pede-se também a higienização imediata da boca após a ingestão.

**Prof. Dr. Aonio Vieira
É autor do livro Sorria com Saúde ( Ed. Novo Século/ 120 páginas/ R$ 19,90).

Deixe uma resposta

Fechar Menu