Tudo o que você quer saber sobre Clareamento Dental

Tudo o que você quer saber sobre Clareamento Dental

"Ter um sorriso bonito é o sonho de todas as pessoas. Hoje, já não precisamos mais nos preocupar com dentes escuros, sorriso amarelado, dentes com manchas superficiais, ou pôr uso de antibióticos, ou pôr depósitos de placa bacteriana e tártaro, manchas superficiais causadas pôr café, chá, vinho, refrigerantes, cigarro....Existe sim maneiras de se alcançar em apenas uma sessão dentes brancos e um sorriso muito iluminado, através do Clareamento Dental."

O que é um laser?

É um dispositivo que transmite energia no ponto a ser tratado pôr meio de uma luz monocromática, ou seja de uma só cor. Existem tipos diferentes de laser, com distintas longitudes de ondas e que são usados para aplicações específicas.

Como funciona o Clareamento Dental a laser?

É feita uma avaliação das manchas do esmalte e da coloração inicial dos dentes. Uma sessão de limpeza prévia é indicada para aumentar a eficiência. O raio laser irá penetrar no esmalte e, devido a uma reação química do gel utilizado, dissolverá as manchas sem afetar o esmalte dental. É um procedimento indolor e seus efeitos secundários são quase inexistentes. Alguns pacientes muito sensíveis, podem experimentar uma sensibilidade temporária, que é também rapidamente resolvida com um anti-sensibilizante, porém é raro. Não fragiliza os dentes e não afeta a resistência do esmalte. Com o laser de alta potência, a aplicação é feita em apenas uma sessão.

Todos os dentes podem ser clareados?

Isso dependerá de uma avaliação, pois existem dentes com manchas mais difíceis e podem necessitar de mais de uma sessão. Dentes amarelados e acizentados são clareados rapidamente.

As restaurações e próteses podem ser clareadas?

Os materiais restauradores (porcelana e resinas) não podem ser clareados, mas, após o clareamento, os dentes com restaurações e próteses podem ser substituídos pôr outros com uma cor bem mais clara e natural.

O dente clareado fica enfraquecido?

Não. A estrutura dental não é afetada.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim. Mas nunca como era antes.Após 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, em pacientes não fumantes e que não fazem uso com freqüência de bebidas ou alimentos com corantes, a duração do tratamento é bem mais prolongada.

Para o que mais serve o laser de alta potência?

Para tratamentos de aftas, herpes, quelite angular, tratamentos de bolsas periodontais, desinfecção de canal, remoção cirúrgica de freio labial, aumento da velocidade de regeneração óssea e cicatrização, após implante, alívio imediato em dores e desordens da A.T.M.( articulação temporomadibular), clareamento dental.

Meus dentes podem ser clareados?

Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros.

Como funciona o Clareamento Dental?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, pôr sua vez, quebra as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso clarear meus dentes?

Existe dois tipos de clareamento: o primeiro é o Doméstico, e o segundo é o Clareamento a Laser, feito somente em Consultório Odontológico, com laser de alta potência. Os métodos são bem diferentes, como descritos abaixo:

1 – Em casa (clareamento doméstico): o paciente, sob a orientação do Cirurgião-Dentista, leva o gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. Demora em média uma a duas semana, para se conseguir o resultado esperado.

2 – No consultório: o Cirurgião-Dentista isola os dentes, para proteger completamente a gengiva. Aplica um gel oxidante forte, é colocado um óculos no paciente, para proteger os olhos e aplica o laser.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao Dentista?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação correta de um Cirurgião-Dentista. Seja no consultório seja em casa, sempre deve haver monitoramento e acompanhamento do Dentista.

Os produtos utilizados no clareamento são seguros à saúde geral?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e na Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

Eles provocam danos à gengiva?

Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use nunca produtos vendidos pela TV, ou em supermercados. O Dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva.

Posso fazer clareamento dental em qualquer idade?

Sim. Não há contra indicações específicas quanto a idade. A partir dos 10 anos, é aceitável.

Durante o clareamento, o que devo e não devo fazer?

Deve fazer:

(esses conselhos são somente para clareamento doméstico).
  • 1-Seguir as orientações do Dentista.
  • 2-Retirar o dispositivo de clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar 1 hora após.
  • 3-Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento.
  • 4-Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.

Não deve fazer:

  • 1-Fumar durante o tratamento.
  • 2-Tomar café, chá, ou seja tudo o que contém corantes...
  • 3-Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
  • 4-Emprestar o produto para outras pessoas.

Quanto tempo demora o Clareamento Doméstico?

Dura de 7 a 10 dias, usando-se durante todas as noites. Pode haver variações a depender do grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear.

Quanto tempo demora o Clareamento a Laser?

No consultório, se consegue um resultado maravilhoso em apenas uma sessão. Há alguns casos mais difíceis, que pode haver a necessidade de se completar com mais uma única sessão. Mas isso é difícil de acontecer.

Depois de feito o clareamento a laser dá alguma dor?

È muito raro, mas pode acontecer em pessoas muito sensíveis. O Cirurgião-Dentista, imediatamente entra com um anti sensibilizante, garantindo assim a tranquilidade do paciente.

Quais as contra indicações do clareamento doméstico?

Pôr precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes.

Deixe um comentário